No dia 21/03/2011, a professora Ruth Ladeira deu início a aula com a nossa apresentação para nos socializarmos e solicitou a resposta de três perguntas no momento que nos apresentávamos. Qual a formação? Onde trabalha? O que pensa que vai estudar em psicologia da educação? Tivemos diversas respostas pessoais.
A professora levantou a seguinte questão: Quais mecanismos são disparados na “mente” do ser humano para que ele aprenda? Também questionou que no Brasil, mesmo com todas as supostas mudanças na educação, continuamos obtendo os mesmos resultados do passado, pois, no primeiro grau de cada dez alunos que passam para o ensino médio, apenas dois saem lendo e escrevendo. Portanto, o Brasil ocupa com a educação brasileira o 68º lugar entre os cem paises que participaram da pesquisa.
Outro assunto abordado nesta aula foi o que deveríamos estudar nas aulas de psicologia da educação. A professora disse já ter algo definido, porém, aceita propostas e segundo ela, Piaget, Vigotsky e Brunesch são teóricos que nós devemos ter no mínimo um pequeno contato, pois, são os grandes teóricos da educação.
Nesta aula foi muito interessante a discussão sobre como anda nosso sistema educacional porque levantamos diversas hipóteses e serviu par conscientizar que a educação brasileira precisa melhorar muito e que nós mesmo sendo um pequeno grão de areia na praia podemos fazer diferença se tivermos respeito, compromisso, seriedade e honestidade conosco e com os educandos, além de nos politizarmos cada vez mais, não na política partidária, mas na política do que é ser humano.
Já em relação ao que vamos estudar, achei muito admirável a atitude da professora, pois evidencia o compromisso dela com a quebra do paradigma vigente porque abre espaço para a nossa voz como educandos pensantes, críticos e participativos na sala de aula e na sociedade.
Espero que estas aulas sejam muito prazerosas e proveitosas para o nosso crescimento como seres humanos e como educadores, pois esse primeiro contato que tivemos foi prazeroso e proveitoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário