Princípios pedagógicos
Para Edgar Willems o embasamento de sua pedagogia musical parte dos princípios de vida que unem a música e o ser humano, dando ênfase ao movimento e a voz. Os instrumentos e o material sonoro utilizados são considerados meios pré-musicais ou musicais. Não têm uma finalidade em si mesmos, mas, são um meio à serviço da música.
Minhas impressões sobre a metodologia de Edgar Willems
Meu primeiro contato com a metodologia de Willems ocorreu na antiga ULM atual EMESP com um curso de uma semana com as professoras Maria Zei Biagioni e a Márcia Visconti. Elas nos indicaram o livro da Carmen Maria Mettig Rocha, Educação Musical, e o da autoria delas A Criança é a música e Guia para Educação e Prática Musical em escolas. Lembro-me que foi uma semana muito produtiva, criativa e prazerosa, mal sabia eu que utilizaria muito essa metodologia, mas foi o que ocorreu em 2004. Comecei a trabalhar com musicalização em uma escola municipal de Ubatuba e a diretora propôs que além da turma de flauta doce e canto coral do contra turno, trabalhasse nas salas no horário das aulas. Então aceitei o desafio com medo e muito receio, pois “não era professor” formado e sim um músico fazendo um curso técnico e que tinha uma pequena experiência em lecionar em igrejas. Foi muito desafiador, estimulante e criativo para mim esses seis meses de trabalho, pois a partir do livro da Carmen Mettig Rocha “Educação Musical”e do livreto “Guia para Educação e Prática Musical em Escolas” e “A Criança é a música” da Maria Zei Biagione e Márcia Visconti eu tive embasamento para desenvolver um trabalho sério e consistente que me tornou um músico e educador respeitado em Ubatuba. Não tinha os instrumentos que o Willems sugere, mas fiz adaptações com o que tinha em mãos. Utilizei a bandinha rítmica, o trompete, escaleta e a flauta doce para trabalhar e explorar o timbre por meio de diversas atividade que desenvolvem a memória auditiva e quando vi a professora Enny fazendo a demonstração com os sinos fiquei feliz, pois vi que apesar de não ter trabalhado com alturas definidas, trabalhei a memória timbristica dos alunos com os instrumentos da bandinha rítmica, além de desenvolver a atenção para a escuta que é diferente do ouvir. Falar do Método Willems é prazeroso e gratificante, pois, sou amante da música, não da forma “bitolada” do virtuosismo (nada contra os virtuoses), mas, da música que educa, transforma e é a vida como afirma Edgar Willems: “Devemos utilizar a música para um desenvolvimento interior”. O contato com o método Willems deixa o estudo musical prazeroso, vivo e criativo, o que é natural de nós os seres humanos quando ainda não fomos “castrados” pelo sistema.
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