segunda-feira, 20 de junho de 2011

Psicologia da educação/Texto Aprender de Luiz Fuganti

Segundo o autor aprender não é operação simples, mas, um processo complexo. Nosso sistema  educacional  visa a despotencialização do ser humano complexo, pois esta compactuado com as classes dominantes e por isso visão somente formar o sujeito moralmente responsável, por meio da inoculação, ou seja, pela introdução, transmissão de um desgosto pelo conhecimento para que o sujeito fique preso as normas e se forme apenas moralmente, Ele ainda afirma que é preciso problematizar a noção de experimentação e dar a ela um sentido mais nobre, ou seja, produzir diferença real no modo de existir por meio de um encontro intenso de desejo do saber criando memória de futuro como forma de continuidade e relançamento  do desejo e do pensamento transmutado. O processo de aprendizagem ocorre por meio da extração de nossas vivências e do modo como as resignificamos no cotidiano formando e transformando hábitos antigos. Este processo é recursivo, pois a ação gera a reação que volta a ação, ação esta  que é como combustível e intensificador da diferença que se quer diferenciar ou tomar distância de si mesma. Portanto, experimentar no processo de aprendizagem é modificar-se ao máximo e o meio social é condição “sine que non” para a experiência real.

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