Nesse mês ao estudar Kodály, percebi que fazia alguns exercícios sem saber parecido com os dele, apenas a notação das notas que eram diferentes e me davam problemas quando trabalhava com melodia e harmonia ao mesmo tempo. O que eu fazia era ler os exercícios rítmicos com ta, ana, carolina etc. Após isso escrevia as notas A, B, C, D, E, F, G e juntos solfejávamos, porém quando entrava a harmonia sentia dificuldade para diferenciar a cifra da harmonia das letras que representavam as notas da melodia na hora da escrita, o que fazia era explicar que as letras abaixo da escrita rítmica era a que indicava as nota da melodia. Após esse trabalho começo trabalhar com a leitura na pauta, primeiro sem clave, depois apresento as três claves,explico a função das claves e começamos a solfejar na pauta com as claves. Os alunos sentem dificuldade no início, mas aos poucos vão se familiarizando.
Esse contato com o método Kodály, resolveu essa minha inquietação em relação a escrita da cifra e da melodia fora da pauta musical.
Esse contato com o método Kodály, resolveu essa minha inquietação em relação a escrita da cifra e da melodia fora da pauta musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário