sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Educador Musical JOHN PAYNTER (1931 – 1996)



O inglês John Paynter foi educador musical em escolas regulares e também naUniversidade de York. Ele questionou a educação musical que vivia embasada na música do passado e por isso suas características se distanciam da vida cotidiana. Sua pedagogia é de que a música é possível á todos, pois oferece diversas possibilidades para trabalhar atividades e não precisa ser um especialista para isso. Seu ensino é embasado na música de vanguarda (música ocidental erudita de concerto 1940 a 1990), experimental e na escuta ativa em sua prática oferece condições aos alunos de fazerem suas próprias criações e também associava a música ao teatro e as artes visuais. Segundo Paynter para ensinar música não precisa de método, pois ele considerava os métodos a “antítese da mente criativa”. Portanto,  ao invés de criar um método, propôs a construção de um rede de relações de estudos diversificados que geram outros estudos diversificados por meio das experiências pessoais. Para John Paynter existem quatro procedimentos que centralizam a prática musical: os sons na música, as idéias musicais, o pensar e fazer musica e os modelos de tempo. Esses  quatro procedimentos resultam em projetos, pois cada um deles esta ligado ao outro por meio de diversas atividades que formam uma rede complexa de interações que tem um ponto central chamado de resposta e compreensão. Pensando em uma rede, ou uma teia, os quatro procedimentos chamados de projetos podem ser começados em qualquer direção, durar uma aula ou mais e independentemente de onde comece, sempre deve passar pela resposta e compreensão que é o ponto central do entendimento musical. O pensamento em rede é o que diferencia essa prática dos métodos desenvolvidos linearmente na primeira metade do século XX e esse pensamento em nossos dias é bem contemporâneo. John Paynter publicou diversos livros sobre educação musical que defendem seu pensamento e embasa seu trabalho nas descobertas e conquistas da psicologia do desenvolvimento da época, fazendo com que a música tenha sentido e significado no mundo em que vivemos. Citamos aqui três de suas importantes obras: Sound e Silence (1967), Hear and Now (1972), Sound and Structure (1991).

O texto acima foi embasado no livro De tramas e fios: um ensaio sobre a música e educação de Marisa Fonterrada 2001. p.124.

Minhas impressões sobre as atividades que desenvolvemos na aula em relação aos projetos de Paynter foram muito positivas, pois como os outros educadores da segunda metade do século XX ele promove o despertar da criatividade porque a sua escrita delimita alguns parâmetros, mas proporciona uma interpretação muito ampla em relação ao trabalho sonoro, pois cada um de nós executamos e regemos as mesmas partituras, porém saíram músicas totalmente diferentes, novas, criativas e expressivas. Com certeza, todo educador musical de ter contato com a obra e os ideais que esses educadores musicais da segunda metade século XX desenvolveram, pois isso faz muita diferença na nossa prática cotidiana.

7 comentários:

  1. Suas materias tem me ajudado. Estou estudando a disciplina de Educação Musical na Faculdade e penso em mais tarde especializar-me nesta área. Pena que não ví mais postagens recentes.

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  2. Olá, Erica! Irei postar mais algumas coisas sobre educação musical e sobre a minha experiência na área.
    Obrigado pelo comentário!
    Abraços!

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  3. Olá Isaac, parabéns pelo Blog!

    Sou atual aluno de Licenciatura em música na cantareira, me formo este ano e gostei muito do texto... vou compartilhar com outros colegas do curso, pois creio que isso pode nos ajudar nos estudos!

    se puder continue escrevendo.

    Obrigado, abç

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  4. Em minhas pesquisas para realizar uma apresentação na UNEB,achei esse site que me ajudou bastante a ampliar meu entendimento sobre o educador em questão, parabéns e por favor se puder continue fazendo suas publicações são de grande ajuda saúde e paz !!

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