segunda-feira, 20 de junho de 2011

Didática/ O que é didática?


No dia 04/04/2011 fizemos um trabalho e discutimos em grupo sobre o que é a didática.

Pesquisei no meu caderno de pedagogia e a palavra didática deriva do grego na forma de TECHNÉ DIDAKTIKÉ e significa: a arte ou técnica de ensinar. Consequentemente, sendo uma técnica ou uma arte ela é ensinada, transmitida e retransmitida a outros, portanto não é neutra, mas sim carregada de significados e ideologias de quem a transmite. De forma resumida toda didática baseia-se em três elementos: planejamento, execução e avaliação e é nestes três elementos que toda a ideologia e significados são transmitidos em feitio velado ou revelado.

O que pudemos observar ainda durante a leitura, discussão e elaboração do trabalho é que o planejamento é importantíssimo e não deve ficar somente no papel, também este não é neutro, mas, carregado de ideologias políticas. O planejamento é o momento mais importante porque é quando paramos para refletir o que vamos ensinar, o porquê? E o como iremos ensinar?
Já em relação à execução, vimos que autoridade é diferente de autoritarismo e que o professor já tem naturalmente a autoridade por ter mais conhecimento e cultura, porém o aluno não é um ser alienado e o professor deve por meio do que o aluno traz consigo ajudá-lo a conquistar a nova cultura e o conhecimento universal para se inserir no mundo democrático como sujeito participante e crítico. Entretanto, se o professor educar com autoritarismo estará contribuindo para uma formação rígida e não crítica de estruturas hierárquicas de poder e que obedecem a padrões preestabelecidos sem poder questioná-los.
Já em relação à avaliação, esta deve estar de acordo com os princípios citados acima, para que sirva como um instrumento que revela as dificuldades dos alunos e também as conquistas. Pois, por meio destes diagnósticos, ou seja, pelo desvelar das necessidades e capacidades do estudante, o professor poderá interagir com o aluno para que ambos possam tomar as medidas necessárias para atingir o desenvolvimento social, educacional e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário