segunda-feira, 20 de junho de 2011

Didática/ O que é planejamento?


O início da aula de 08/05/2011 foi com dança e eu fiquei bem perdido, senti vergonha, mas, estou aberto para aprender e tenho consciência que preciso soltar muito mais o meu corpo porque ele foi muito negligenciado na minha educação. Mesmo não fazendo certo, junto com o grupo foi gostoso fazer a atividade. Após a dança continuamos a discussão sobre o tema o que é planejamento?
(Não existe fazer certo fazemos o que podemos, não é?) Sim, concordo plenamente professora.


COMENTÁRIO PESSOAL REFLEXIVO:
Duas frases me chamaram muito a atenção nesta aula. O planejamento não pode ficar em “piloto automático” e “Os professores são os arautos da liberdade”. Na primeira frase esta realidade ocorre em muitos casos nas escolas, pois o planejamento acaba sendo visto somente como uma prática burocrática e sem significado. Em um outro caso o professor começa a aplicar o planejamento e no decorrer do curso precisa de mudanças, mas estas não ocorrem porque o professor acha que o planejamento deve ser um produto pronto e finalizado em si mesmo. Esse não é o ideal do planejamento. O planejamento é feito com o objetivo de atingir uma determinada meta, portanto para que isso ocorra o professor deve ter sempre em mente a meta, como e porque deseja atingir esta meta, para que assim possa ir adequando o planejamento no decorrer do curso. Por isso não pode ficar em piloto automático. A segunda frase é muito provocadora e filosófica porque nós professores sermos os proclamadores da liberdade é uma grande responsabilidade social, econômica e humana, pois sinto que no momento em que temos acesso ao conhecimento e o usamos de forma consciente estamos nos transformado. Portanto precisamos levar esta transformação á quem quer e precisa porque o conhecimento nos possibilita o desenvolvimento de nossa criticidade, criatividade e não passividade diante de tudo que se apresenta diante de nós aparentemente pronto e simples. 

(Ótimas reflexões, teremos muitos momentos negros de consciência da degradação da educação o que nos salvará será nossa pequena (grande) intervenção nos ambientes onde estivermos, por isso somos arautos da esperança.)

OUTRAS OBSERVAÇÕES:
Nesta aula também foi abordado os três tipos de avaliação propostos por César Coll que são a avaliação diagnóstica, formativa/somativa e a final (Coll as denomina avaliação inicial, formativa e somatória; formativa e somatória não são sinônimos, eu introduzi na discussão a questão do diagnóstico). A avaliação diagnóstica é o levantamento do que os alunos já sabem sobre um determinado assunto que será abordado ou estudado. Já a avaliação formativa/somativa é a que ocorre durante o processo do ensino um exemplo dessa avaliação é o portfólio no qual os alunos vão registrando passo a passo o que estão estudando. Agora em relação à avaliação final, esta sempre foi usada de forma errônea, ou seja, somente para punir os alunos. Entretanto, essa avaliação deve ser um desvelar ou uma descoberta do que se aprendeu ao final de um determinado processo para que assim tanto aluno como professor possam avançar ou retroceder em alguns tópicos ou práticas que não foram bem assimiladas.

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