segunda-feira, 20 de junho de 2011

Explicar o que é planejamento para um extraterrestre.


Começamos a aula do dia 02/05/2011 com dança e não participei porque cheguei atrasado. Após a dança a professora começou a aula com o seguinte questionamento: Como explicar o que é planejamento para um extraterrestre?

A princípio foi bem complicado pensar sobre isso, pois foge aos padrões de questionamento que estamos acostumados, porém com o desenvolver da aula fomos nos encontrando. Como cheguei atrasado, “cai de paraquedas”, pois não sabia qual era o questionamento, então já fui logo respondendo sobre o texto do Luckesi que eu tinha feito um resumo no caderno, então depois a professora me informou da pergunta acima e como já disse causou-me uma sensação de estranhamento. Com o decorrer do assunto a professora nos conduziu ao processo de ensino/aprendizagem que deve ocorrer de forma cíclica ou recursiva para estar completo. Este processo pode ser dividido em três partes:
  • momento de intervenção que deve ser dinâmico, criativo e envolvente, pois é onde o professor faz uma mediação/introdução para que ocorra o envolvimento dos educando no processo de criação e no processo da busca pelo conhecimento de forma participativa e envolvente, ou seja, é o despertar da curiosidade por determinado conhecimento teórico ou prático;
  • momento de encaminhamento onde ocorrem as discussões do texto e do contexto, as atividades, as práticas e o desenvolvimento do raciocínio;
  • momento de devolução que é onde o professor deve esclarecer seus educandos em relação as atividades, as discussões e as práticas desenvolvidas para que ambos tomem consciência de que, se os objetivos de ambos foram alcançados ou não.

OUTRAS OBSERVAÇÕES:
Nesta aula durante a discussão do ato de planejar um pensamento ficou me margeando sobre  a teoria do desenvolvimento real/proximal de Vigotsky e sobre assimilação/acomodação, equilíbrio/desequilíbrio de Piaget. Quando fiz a pedagogia estudei textos de Luckesi, Piaget e Vigotsky, então, estou revisitando estes textos e fiz o resumo sobre o texto do Luckesi, consegui fazer uma ligação entre eles que não tinha feito quando cursei a pedagogia. Pude perceber que o sentido de estudarmos sobre desenvolvimento e aprendizagem, bem como sobre planejamento é para aplicarmos na sala de aula para ajudar os nossos alunos e não ao contrário para prejudicá-los e excluí-los. Infelizmente o que vem ocorrendo na educação segundo o que lemos no texto de Júlio Gropa Aquino “Um incerto lugar da psicologia na educação” é o contrário. A psicologia tem sido usada para justificar o fracasso do aluno, porém, o fracasso do aluno também significa um fracasso do professor e de todos e tudo o que está envolvido no processo educacional. Estamos estudando e discutindo sobre a teoria da complexidade e penso que só é possível fazer a ligação e o uso correto entre os estudos e descobertas de Piaget, Vigotsky, Luckesi e outros educadores se realmente descartarmos o pensamento cartesiano e cada vez desenvolvermos a nossa multidimensionalidade de seres humanos.

(Esse descarte do cartesianismo é que permitiu a você revisitar os textos e estabelecer conexões entre eles...inseri-los na teia das relações.
Claro, pensamos tudo isso para a prática concreta falar desses assuntos na abstração agrega pouco.)

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