A aula do dia 04/04/2011, começou com a apresentação da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Lemos e dialogamos sobre o período sensório-motor da criança que começa do 0 aos 2 anos; período pré-operatório que vai dos 2 aos 7 e período lógico concreto que é dos 7 aos 12 anos.
Em sala parece que o pessoal não gostou muito de Piaget, pois já tínhamos discutido um texto do Julio Gropa de Aquino no qual ele faz uma abordagem em que devemos despsicologizar a educação, porém, o que o Gropa desvela é que a psicologia esta sendo usada na educação há muito tempo, mas, apenas para discriminar e afastar as crianças ou educandos do processo educacional que tenham dificuldades ou fujam do padrão escolar. Parece que meus amigos não se identificaram muito com Piaget, mas, me identifico muito com seus textos, pois, li vários no curso de pedagogia e percebo que sua teoria é muito importante para que tenhamos uma noção das etapas de desenvolvimento infantil. Também penso que um novo olhar científico deveria ser lançado em relação a suas pesquisas principalmente tendo em mente a nossa realidade, pois, hoje a tecnologia avançou muito e isso provavelmente interfere na vida das crianças. Muito do que Piaget definiu nas etapas ainda podemos visualizar hoje, porém, podemos perceber algumas diferenças e evolução nas crianças que em sua época não ocorriam mesmo nas crianças dos paises menos desenvolvidos que é o caso do Brasil.
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